Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




A seleção

15.08.15

 

Trata-se de uma review de um livro que já li a uns dois anos, mas que agora que saiu em português comprei e voltei a ler (digam lá que a capa não é qualquer coisa de espantoso - aliás, digo que a capa comprou metade do sucesso deste livro). Aliás, até tenho aqui a review do terceiro livro da série, que li ainda em Inglês, há um ano.

 

A seleção passa-se num futuro distópico (como agora é moda) semelhante em algumas coisas a outros ja conhecidos. Houve uma grande quantidade de guerras e o que hoje é conhecido como Estado Unidos da América é neste livro conhecido como Illea, e governado por uma monarquia. O mais marcante desta sociedade é a população estar dividida em castas, que vão de 1 a 8, em que cada pessoa é limitada à sua vida profissional e pessoal pela casta em que está (exemplo, casta 5 - artistas, casta 6 - empregados servis). E depois temos a parte mais fútil da história: há um concurso em que são eleitas 36 jovens para o príncipe escolher a sua futura esposa. America Singer (casta 5) é uma das escolhidas, apesar de se inscrever apenas porque o rapaz por quem é apaixonada lhe ter pedido (em busca de um futuro melhor). Apesar de contrariada e com o coração partido, America vai participar na seleção que se acaba por revelar bem diferente daquilo que imaginava.

 

Na altura em que li o livro pela primeira vez, tenho de dizer que adorei. Apesar de por vezes me apetecer dar um grande abanão a America (que é muito indecisa e piora no segundo livro), a história é engraçada e cativante. O príncipe Maxon é um personagem masculino interessante, que não é perfeito e tanto mostra bom como mau feitio. Além disso eu adoro vestidos, dai adorar a capa e as descrições dos vestidos que há na história. Fiquei tambem feliz por esta série ser publicada em Portugal (se bem que demorou, a bastante tempo que faz sucesso além fronteiras).

 

Nesta segunda vez que li o livro (agora em Português) não teve a mesma magia, mas pelo simples facto de eu já saber o que vai acontecer a seguir e de como acaba. Posso também dizer que dos três livros este é o que é mais focado na seleção em si, nos outros (e principalmente no último) ganha mais destaque os ataques dos rebeldes e os seus motivos, os castigos para quem quebra as regras das castas e o contraste entre a vida luxuosa do palácio e o resto do pais. A America não é a minha personagem preferida (já disse que está sempre a mudar de ideias?) mas a maneira como a história é contada (está sempre a acontecer alguma coisa) e as outras personagens e as suas histórias tornam esta uma série que me cativou. E como já tive conhecimento por esse mundo online fora esta é uma história ou que se ama ou que se odeia - parece não haver meios termos aqui.

 

Segundo a página do Goodreads da autora, vai haver adaptação ao cinema da série (não sei se é de toda, só do primeiro livro ou juntam todos os livros num). Espero que na adaptação se foquem mais no problema das castas e claro que mostrem os vestidos todos!

 

Classificação: Ficheiro:Star Ouro.svgFicheiro:Star Ouro.svgFicheiro:Star Ouro.svgFicheiro:Star Ouro.svg

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:00




Disclaimer

Todas as imagens de livros publicadas são retiradas do site das editoras ou dos próprios autores. A imagem de fundo pode ser encontrada aqui.

Classificação

Nem consegui terminar
Não gostei
Ok
Bom
Amei

Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.