Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




 

 

É quase impossível não ter ouvido falar do Se eu ficar, de Gayle Forman, visto que até já teve adaptação cinematográfica (a qual ainda não vi). A história de uma jovem que perde toda a sua família num acidente de carro e fica em coma fisicamente enquanto o seu espírito se encontra num limbo a decidir se vale a pena viver sem as pessoas mais importantes da sua vida. E enquanto está neste estado Mia leva-nos a conhecer o seu passado, o seu amor pelo violoncelo e a sua relação com Adam, um rockeiro que nada tem a ver com ela, mas que ao mesmo tempo tudo entre eles é tão certo.

 

É um livro tocante, que nos faz chorar e rir ao mesmo tempo. A vida de Mia foi muito bem vivida e cheia de bons momentos e a dor imensa que sente ao ver que os seus pais e o seu pequeno irmão partiram é demasiado forte para querer continuar a viver. Mas depois há Adam, Kim e os avós, que lutam por ela e que querem que ela fique. É interessante como este livro aborda de uma forma especial um dos maiores medos humanos e em especial a forma como apresente o limbo que nos encontramos quando estamos em coma (de forma ficcional). A escrita é simples e é muito fácil de sentir empatia por Mia, acabando por repassar a sua angustia para o leitor e sobretudo a fazer-nos pensar "o que faria eu no lugar dela?".

 

É claro que com o final meio ambíguo do Se eu ficar tinha também de ler a continuação, Espera por mim, que se passa três anos após o fim do primeiro livro. Este é escrito na perspectiva de Adam que actualmente é um rockeiro famoso mas à beira da auto destruição e o preço que ele pagou para cumprir a promessa que fez a Mia no livro anterior. Não é tão forte como o seu antecessor, mas dá uma perspectiva diferente também do primeiro livro pelos flashbacks de Adam. Neste livro Adam e Mia reencontram-se em Nova Iorque, e tem apenas uma noite para esclarecer todos os mal entendidos entre eles e entender o verdadeiro motivo porque se separaram. É uma espécie de catarse do livro anterior e sobretudo mostra como hoje os protagonistas lidam com as consequências do acidente. É talvez um livro menos intenso e mais romanceado sobretudo porque ambos estão a alcançar sucesso na música e como tudo o que lhes aconteceu se tornou na sua musa, dando-lhe um ar mais hollywoodesco e menos forte, mas para mim enquanto leitora era necessário dar um final à história deles.

 

Dois livro pequeninos mas que recomendo vivamente a toda a gente de todas as idades.

 

Classificação Se eu ficar: Ficheiro:Star Ouro.svgFicheiro:Star Ouro.svgFicheiro:Star Ouro.svgFicheiro:Star Ouro.svgFicheiro:Star Ouro.svg

 Classificação Espera por mim: Ficheiro:Star Ouro.svgFicheiro:Star Ouro.svgFicheiro:Star Ouro.svgFicheiro:Star Ouro.svg

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:43




Disclaimer

Todas as imagens de livros publicadas são retiradas do site das editoras ou dos próprios autores. A imagem de fundo pode ser encontrada aqui.

Classificação

Nem consegui terminar
Não gostei
Ok
Bom
Amei

Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.